Conheça as matrizes que se destacam na fertilidade

Selecionar cautelosamente a matriz para o rebanho é um método eficaz de garantir sua alta produtividade. As vacas que possuem características desejáveis ​​em termos de produção de leite, habilidades maternas e fertilidade são as ideais. Por isso, as matrizes devem ser cuidadosamente escolhidas, assim é possível garantir bezerros saudáveis e com bom desempenho na produção de carne ou leite. Confira a seguir 5 matrizes recomendadas.

Angus:
As fêmeas Angus são conhecidas pela habilidade materna. Os principais diferenciais são que elas se recuperam rapidamente após o parto e a taxa de mortalidade é baixa.

Braford:
Essa matriz é altamente fértil e precoce. Além disso, os novilhos podem ser abatidos precocemente e as fêmeas são excelentes na habilidade materna.

Brahman:
Um benefício dessa matriz é que, além das fêmeas serem férteis e precoces, os bezerros crescem com bastante agilidade, de forma a ganhar peso rapidamente.

Brangus:
As fêmeas Brangus são tolerantes ao frio e ao calor e resistentes a ectoparasitas; os bezerros também contam com esses benefícios. Além do mais, a matriz tem facilidade no parto e elevada produção de leite.

Nelore:
Uma característica dessas fêmeas é que, devido à abertura pélvica, elas têm muita facilidade no parto. Elas também têm reconhecida habilidade materna e instinto de proteção ao bezerro.

Para selecionar a matriz ideal para seu rebanho, é necessário analisar o pasto, clima, relevo, entre outras características. Saiba mais sobre o assunto conosco, basta entrar em contato: (45) 99936-8432.

Confira outros artigos